Conheça o “Gigante dos Ares" que já despejou 334 mil litros de água no Pantanal

Cargueiro KC-390 de 52 toneladas é um dos grandes trunfos no combate às chamas

|
Capacidade de água instalada no KC-390 é quatro vezes maior que a dos air-tractors, (Fotos: Saul Schramm)

Capacidade de água instalada no KC-390 é quatro vezes maior que a dos air-tractors, (Fotos: Saul Schramm)

25deJulhode2024ás15:25

A operação contra os incêndios no Pantanal tem um “reforço de peso” para o combate às chamas na maior seca dos últimos 70 anos do bioma.

O cargueiro KC-390 Millenium - adaptado para levar, de uma só vez, 12 mil litros d'água - é um dos grandes trunfos no combate no Mato Grosso do Sul. Ele é utilizado pela primeira vez na Operação Pantanal diante da situação crítica que o bioma enfrenta.

O cargueiro KC-390 Millenium é um verdadeiro gigante dos ares. Pesando 52 toneladas (e com capacidade de chegar até 87 toneladas), a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) tem 35 metros de comprimento, 34 metros de envergadura e 12 metros de altura.

Conheça a estrutura do cargueiro

Somente nos combates a incêndios no bioma, a aeronave já acumula mais de 33 horas de voo e despejou 334 mil litros de água nos combates a incêndios no bioma.

A capacidade de água instalada no KC-390 é quatro vezes maior que a dos air-tractors, que também estão sendo usados no combate às chamas. A ajuda que vem do céu faz uma função importante, que é complementada pelos bombeiros militares.

"Como a quantidade é bem grande de água, ela é fundamental principalmente ao pessoal em solo que está fazendo o combate direto ao fogo", explica o comandante da aeronave, capitão Douglas Leonardo Marciano.


KC-390