Falta de chuvas ameaça a produção de café na Alta Mogiana

Alta nos preços da saca de café é insuficiente para equilibrar prejuízo na produtividade

|
Falta de chuvas ameaça a produção de café na Alta Mogiana
08deAgostode2024ás17:20

A prolongada ausência de chuvas na região da Alta Mogiana, um dos principais polos de produção de café do Brasil, está gerando sérias preocupações entre os cafeicultores.

Com mais de 120 dias sem precipitações, a região enfrenta uma das piores secas dos últimos anos, comprometendo a produção das lavouras.

O problema não é recente. Desde o final do ano passado, as chuvas abaixo da média entre dezembro e janeiro resultaram em uma granação insatisfatória dos frutos.

Isso levou à produção de grãos menores, o que exige uma quantidade maior para encher uma saca de café, afetando negativamente a produtividade da safra de 2024.

Esse cenário tem contribuído para a alta nos preços do café nos últimos meses, já que a oferta está sendo diretamente impactada.

“Eu venho sofrendo muito com a falta de chuvas, assim como outros produtores da região. A falta de água traz vários danos para as plantas; esse estresse hídrico deixa as plantas totalmente depauperadas, começando a secar e a perder folhas. As folhas são extremamente necessárias para a fotossíntese e para a planta segurar os frutos logo após a florada”, afirma o produtor de café e agro influenciador Rafael Stefani.