Massa de ar polar vai avançar e aponta para volta das geadas no Brasil
Cientistas cogitam surpreendente dupla La Niña com impactos no clima
|A semana começou com chuvas no Sul do Brasil, com foco no Rio Grande do Sul, devido a uma frente fria na região. Segundo alerta climático da Rural Clima, esse quadro climático deve avançar e trazer chuvas mais generalizadas para os outros estados do Sul do país, auxiliando os trabalhos de início de plantio.
O restante do Brasil deve seguir com tempo aberto e temperaturas elevadas. O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, ressalta que após a passagem dessa frente fria, uma nova massa de ar polar deve avançar e trazer novamente frio recorrente e geadas para o Sul do país.
“Não descartamos, novamente, a possibilidade de geadas nos estados do Sul do país. Neste fim de semana, no dia 25, já devemos ter temperaturas mais baixas sendo registradas”, pontuou.
Geada
Segundo o agrometeorologista, “por enquanto, ainda não há risco de novas geadas para o café, mas como está um tempo muito seco, há possibilidade de um resfriamento”.
Dificilmente será visto um frio parecido com o que atingiu o cerrado de Minas Gerais na última semana, pois as baixas temperaturas devem ficar mais restritas ao Sul.
Toda a faixa litorânea do Sudeste deve ter muita nebulosidade e chuvas no período, impedindo que o resfriamento seja intenso.
“Sabemos do perigo e que a massa de ar polar irá provocar sim geadas no Sul neste final de semana, dias 24 e 25. O impacto em outras regiões vai depender muito de como a frente fria vai agir, então vamos monitorar os dois sistemas”, destacou.