Sexta-feira 13: Brasil terá recordes de calor, chuva preta e redemoinhos de fogo
Massa de ar quente ainda vai permanecer atuando nos próximos dias em algumas regiões
|Enquanto a frente fria avança pela Região Sul com a possibilidade da chegada da chuva preta em Santa Catarina e Paraná, o Brasil poderá registrar novos recordes de calor para 2024 nos próximos dias.
A alta temperatura, segundo a Climatempo é fruto da atuação de uma forte massa de ar quente que será potencializada pela aproximação da frente fria. Cidades como São Paulo, Brasíia, Goiânia e Manaus estão entre as que podem vivenciar altas temperaturas históricas, especialmente no domingo (15), que é considerado o mais crítico desta onda de calor.
De acordo com a Climatempo, a massa de ar quente, vai permanecer atuando nos próximos dias. A aproximação, no entanto, de uma nova frente fria trará um fenômeno conhecido como efeito pré-frontal, que deve intensificar o calor antes da chegada da frente fria.
Esse fenômeno ocorre porque o ar frio, sendo mais denso, desloca o ar quente para o alto, comprimindo-o e elevando ainda mais as temperaturas em amplas áreas do Brasil.
São Paulo: possível novo recorde
Na capital paulista, a previsão aponta para 35°C no sábado (dia 14), superando o recorde anterior de 34,7°C. A ausência de frentes frias e o ar seco contribuem para a manutenção desse calor intenso, e a tendência é de que a massa de ar quente permaneça dominante até a chegada da frente fria.