Qual era a responsabilidade de Leonardo na fazenda onde trabalhadores foram resgatados?
Seis trabalhadores, incluindo um adolescente de 17 anos, foram encontrados em condições análogas à escravidão
|O cantor Leonardo foi incluído na "lista suja" do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) após a resgaste de seis trabalhadores, incluindo um adolescente de 17 anos, em condições análogas à escravidão em duas fazendas de sua propriedade em Jussara, Goiás.
Em um vídeo publicado em seu Instagram, Leonardo, nome civil Emival Eterno da Costa, defendeu que a área onde os trabalhadores foram encontrados estava arrendada a terceiros, alegando não ter responsabilidade direta pelos funcionários resgatados.
No entanto, conforme reportagem do G1, o MTE considera Leonardo responsável pelos trabalhadores resgatados em sua fazenda.
De acordo com o relatório, o cantor tinha a obrigação contratual de entregar a área arrendada em condições adequadas para o plantio, garantindo que o solo estivesse limpo e preparado.
Embora o arrendatário fosse responsável pelo cultivo e manejo das atividades agrícolas, a preparação do solo, que incluía a catação de raízes e o plantio de grama — tarefas realizadas pelos trabalhadores resgatados — era responsabilidade do cantor, tanto em termos de execução quanto de pagamento.