Brasil seguirá liderando alta das exportações globais de frango em 2025, diz USDA
Vantagens competitivas e status sanitário sustentam mais avanços no mercado mundial
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, do inglês) aponta para um crescimento de 2% nas exportações mundiais de frango em 2025, após dois anos de estagnação, para alcançar a marca recorde de 13,8 milhões de toneladas.
Embora esse crescimento seja apoiado por vários fornecedores importantes, a expansão do Brasil impulsiona uma grande parte, segundo o órgão.
A previsão para 2025 segue a tendência recente (desde a pandemia da COVID) pela qual a participação do Brasil no comércio mundial continua a aumentar em grande parte às custas dos Estados Unidos e da União Europeia (UE).
Participação no mercado global | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024(F) | 2025(F) |
Brazil | 30% | 30% | 32% | 33% | 35% | 36% | 36% |
U.S. | 25% | 26% | 25% | 26% | 25% | 23% | 22% |
EU | 17% | 15% | 14% | 13% | 12% | 13% | 13% |
Thailand | 7% | 7% | 7% | 8% | 8% | 8% | 9% |
Other | 21% | 22% | 22% | 22% | 20% | 20% | 20% |
Múltiplos fatores
Segundo a USDA, não há um fator predominante que impulsione as exportações do Brasil a subirem para um nível recorde.
A expansão é impulsionada por uma combinação de seu status livre de doenças, orientação para exportação e oferta de produtos, bem como preços competitivos.
Muitos desses fatores também apoiam o aumento das exportações da Tailândia, que devem atingir níveis recordes.
Bloqueios sanitários
O Brasil continua mantendo seu status de livre de influenza aviária altamente patogênica (HPAI), pois os surtos foram limitados a aves selvagens e animais de quintal, sem casos em operações comerciais.
Como resultado, não houve impacto na produção ou restrições comerciais impostas pelos principais mercados. Da mesma forma, a Tailândia não teve um caso de HPAI comercial desde 2009.
Embora surtos recentes de gripe aviária em operações comerciais nos Estados Unidos e na UE tenham tido impactos mínimos na produção, as restrições comerciais persistentes relacionadas à doença continuam a restringir as remessas para vários mercados.