Operação Carne Fria 2: Ibama identifica 23 frigoríficos por compra de gado de áreas embargadas
Até o momento foram realizados 154 autos de infração, com R$ 364,5 milhões em multas
|O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Operação Carne Fria 2, identificou 69 propriedades rurais que criavam e comercializavam aproximadamente 18 mil cabeças de gado em 26 mil hectares de áreas embargadas por desmatamento ilegal.
Durante a fiscalização, 23 frigoríficos foram flagrados comprando animais dessas propriedades, configurando infração ambiental.
A ação visa coibir o desmatamento ilegal na Amazônia, fiscalizando a cadeia produtiva que envolve a criação e comercialização de gado proveniente de áreas desmatadas irregularmente.
A Operação Carne Fria 2 tem como foco combater um dos principais vetores do desmatamento na região e assegurar a penalização de infratores ambientais.
As atividades da operação ocorreram nos municípios paraenses de Novo Progresso, Santarém, Altamira, São Félix do Xingu, Igarapé-Açú, Portel, Anapú, Pacajá, Novo Repartimento, Ipixuna, Tomé-Açu e Bom Jesus do Tocantins. No Amazonas, as ações foram em Boca do Acre e Lábrea.