Fiscalização apreende 18,7 toneladas de arroz fraudado em São Paulo
Mapa comprovou que os grãos correspondiam ao tipo 5 e nas embalagens constava tipo 1
|Durante a mesma fiscalização, o Mapa apreendeu dois lotes de arroz totalizando 2.418 pacotes de 5 quilos embalados por outra empresa. (Foto - Mapa)
O Ministério da Agricultura (Mapa) apreendeu 18,7 toneladas de arroz fraudado em uma fiscalização realizada no interior de São Paulo. No último dia 21, a operação retirou das prateleiras 1.332 pacotes de arroz (totalizando 6.660 quilos) em uma empresa de São José do Rio Preto, especializada em montar cestas de alimentos.
A fraude foi identificada após a fiscalização constatar que o arroz, rotulado como tipo 1 (de melhor qualidade), na verdade, era do tipo 5.
O arroz foi embalado por uma empresa localizada em Colina (SP), que não teve seu nome divulgado. Durante a mesma fiscalização, outro lote foi apreendido.
Dessa vez, foram 2.418 pacotes (12.090 quilos) de arroz de uma empresa gaúcha, também rotulado como tipo 1, mas que, na realidade, era do tipo 3 e "fora de tipo", uma classificação técnica que indica o excesso de grãos quebrados, picados e quireras. O total de arroz retirado do mercado foi de 18,75 toneladas.