Mato Grosso do Sul vai simplificar licenças para queima controlada
Medida visa reduzir a biomassa presente nas propriedades rurais, sobretudo na região do Pantanal
|O Governo de Mato Grosso do Sul se antecipa ao período de maior risco para incêndios florestais e anuncia mudanças no processo de licenciamento do Manejo Integrado do Fogo (MIF).
A medida visa autorizar a queima controlada em propriedades rurais, com foco na redução da biomassa, especialmente na região do Pantanal, para prevenir incêndios durante a estação seca, quando o clima favorece a propagação descontrolada do fogo.
A modernização do licenciamento segue uma tendência observada nos últimos anos, conforme destacou André Borges, diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
“Estamos ouvindo os produtores, as entidades de classe, o Ministério Público e outros envolvidos para implementar mudanças que atendam às necessidades de todos. Esta semana teremos uma reunião ampliada para continuar esse processo”, afirmou Borges.
Agilidade e eficiência no combate a incêndios
A nova abordagem busca agilizar a prevenção, uma vez que o uso do fogo controlado é restrito a um curto período, entre o fim das chuvas e o início do inverno.
Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), explicou que a adequação do processo é necessária para atender à evolução das demandas da sociedade e do setor produtivo.