Chuvas intensas colocam áreas do Sudeste em risco
Inmet aciona alerta vermelho; risco de alagamentos é grande
|O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (30), um alerta vermelho para chuvas intensas em regiões de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Esse é o nível mais alto na escala do instituto, indicando risco elevado de alagamentos, transbordamento de rios, deslizamentos de terra e desabamentos.
O aviso já está ativo desde às 15h da quinta-feira e vai até as 10h de sexta-feira (31) e abrange as regiões da Costa Verde e do litoral sul do Rio de Janeiro, o Vale do Paraíba e o litoral norte de São Paulo, além do sul de Minas Gerais.
Segundo o Inmet, os volumes de chuva podem superar os 100 milímetros por dia ou 60 milímetros por hora.
Ver esta publicação no Instagram
Além disso, um alerta laranja, que representa perigo, foi emitido para áreas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Esse aviso indica chuvas entre 50 mm e 100 mm por dia, com ventos que podem atingir até 100 km/h. No estado de São Paulo, o alerta laranja abrange Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara e a região metropolitana da capital.