Onda de calor avança e chuvas intensas atingem parte do Brasil: Inmet mantém alertas
Temperaturas podem chegar a 43°C no Sul, enquanto temporais provocam risco de alagamentos
|
Semana terá calor intenso e risco de temporais no estado de São Paulo. (Foto: Governo de São Paulo/Divulgação)
A terça-feira (11) será marcada por extremos climáticos em várias regiões do Brasil, com previsão de temperaturas recordes, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o aviso de onda de calor para o Sul do país, abrangendo áreas de Santa Catarina, como o sul do estado, a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, com validade até quarta-feira (12).
No Rio Grande do Sul, o alerta vermelho de grande perigo foi estendido até às 20h desta terça-feira (11). As temperaturas podem superar em até 5°C a média histórica. No oeste gaúcho, cidades como São Borja, Alegrete e Uruguaiana podem registrar picos de até 43°C, configurando risco extremo.
Enquanto o calor predomina em algumas regiões, instabilidades atmosféricas ganharão força no Paraná e em Santa Catarina a partir de quarta-feira (12), com previsão de chuvas expressivas no leste desses estados.
Os acumulados podem ultrapassar 100 mm em áreas isoladas.
Onda de Calor se estende pelo Brasil
A onda de calor que atinge o Sul se prolongará até sexta-feira (21), afetando também o Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.