Calor intenso avança pelo Sudeste e termômetros podem passar dos 40°C
Tempestades e alívio com massa de ar frio atingem o Sul
|
A forte onda de calor que atua desde a semana passada sobre o Sudeste do Brasil já se expandiu para o Sul, Centro-Oeste e Nordeste e deve persistir até pelo menos 24 de fevereiro.
Mesmo com a possibilidade de pancadas de chuva isoladas, as temperaturas seguirão elevadas em todo o Sudeste e nas demais áreas sob influência da massa de ar quente.
Segundo a Climatempo, até o fim desta semana, termômetros podem atingir ou superar os 40°C em diversos pontos da região Sudeste. Apesar da passagem de uma frente fria em alto-mar, o sistema não terá impacto significativo nas temperaturas.
Nesta terça-feira (18), uma frente fria se afastará em alto-mar, próximo ao litoral sul de São Paulo e do Paraná, mas sem amenizar o calor no Sudeste. O ar polar associado ao sistema será bloqueado pela massa de ar quente predominante.
Calor persistente
A terceira onda de calor do ano continua a impactar estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Bahia. As máximas ultrapassam os 40°C em áreas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí.
Esta é a terceira onda de calor registrada em 2025. As anteriores ocorreram no Sul, com alertas vermelhos de perigo: a primeira entre 17 e 23 de janeiro e a segunda entre 2 e 12 de fevereiro, afetando Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.