Novas RAM elevam referência entre picapes

Lançamentos, os modelos 2500 e 3500 são as picapes a diesel mais potentes do mercado

|
Novas RAM elevam referência entre picapes
09deAgostode2025ás10:00

O nível máximo de capacidade, performance e luxo do segmento das picapes acaba de ficar mais alto. Líder do mercado de picapes grandes, a Ram apresenta ao mercado, simultaneamente, as novas 2500 e 3500 2025, elevando ainda mais a referência do segmento. 

A linha  Heavy Duty  renovada estreia no mercado com novo visual, ainda mais tecnologia, conforto e muito mais desempenho com o novo motor Cummins® 6.7 Turbodiesel  High-Output  de 436 cv de potência e 1.458 Nm (148,7 kgfm) de torque.

Com esse novo conjunto, as novas 2500 e 3500 são as picapes a diesel mais potentes do mercado. 

“Desde seu lançamento a linha Heavy Duty é uma referência e ícone entre as picapes grandes no Brasil. Com a linha 2025, adicionamos ainda mais capacidade, luxo e estilo para que as 2500 e 3500 sigam absolutas no topo da categoria”, afirma Juliano Machado, vice-presidente da Ram para a América do Sul.

“A Ram é sinônimo de picape, e isso nos estimula para que possamos sempre oferecer os melhores veículos em todas as categorias onde atuamos”, conclui Machado. 

A nova linha 2025 Heavy Duty da Ram chega às concessionárias em três versões: 2500 Laramie, 3500 Laramie Night Edition e a topo de gama 3500 Limited Longhorn. Em comum entre as três está o amplo pacote de mudanças, com novidades no visual, tecnologias e conjunto mecânico. 

Imponência revisitada 

Por fora, as novas Ram Heavy Duty recebem grades redesenhadas e ainda mais imponentes, com o logo da marca reposicionado. Os faróis, também novos, são totalmente de leds — assim como as luzes auxiliares de neblina com função cornering — e possuem sistema automático de controle do facho alto (quando é detectada a presença de tráfego à frente, as luzes se adaptam automaticamente para evitar ofuscamento).

O estilo frontal é complementado pelo capô esportivo (exclusivo da 3500 Laramie Night Edition), enquanto na lateral se destacam as novas rodas de liga leve de 18” da 2500 Laramie e o estribo, cromado e fixo na 2500 e retrátil eletricamente nas 3500. 

As lanternas também são full led e foram redesenhadas. Complementam o visual as icônicas luzes de posição posicionadas no teto, junto da antena aerodinâmica embutida.

Sucesso entre clientes desde seu lançamento, a versão Night Edition segue presente na 3500 Laramie e agrega, entre outros itens, grade na cor preto brilhante, logotipos escurecidos, retrovisores com acabamento preto e adoção de para-choques na cor da carroceria, além do interior totalmente preto. 

Ainda mais luxo e conforto 

A cabine, aliás, reúne mudanças importantes que elevam a experiência dos ocupantes a um novo nível. O quadro de instrumentos adota uma tela colorida totalmente customizável de 12,3”.

Nele é possível acompanhar e ajustar diferentes parâmetros do veículo, além de acompanhar o funcionamento dos novos assistentes de condução semiautônoma (ADAS), que inclui funções presentes em todos os modelos, como leitura automática de placas, assistente ativo de manutenção de faixa e piloto automático adaptativo. 

O console central também foi redesenhado e agora adota uma nova central multimídia de 14,5 polegadas na Ram 3500, a maior entre todas as picapes do Brasil.

Nela é possível ajustar itens como o aquecimento ou ventilação dos bancos dianteiros (ajustáveis eletricamente em 10 vias, sendo 2 para lombar e com duas posições de memória para motorista), acompanhar manobras pelo sistema de câmeras com visão 360° ou acessar os recursos do exclusivo Ram Connect, que oferece ao cliente serviços como monitoramento do veículo, Wi-Fi embarcado para até 8 dispositivos e acesso remoto via aplicativo para smartphones.

Uma câmera adicional, voltada diretamente para a caçamba, também pode ser visualizada no multimídia para acompanhar a carga posicionada no compartimento (que é revestido com material de alta resistência e tem iluminação por leds). 

No interior estão disponíveis até dez entradas USB, incluindo até cinco do tipo C. Celulares também podem ser recarregados sem fio por duas bases de indução, item exclusivo no segmento.

Outros equipamentos podem ser alimentados por duas tomadas de 115V posicionadas no console central, uma parte da frente e outra na parte de trás. 

Durante o uso, seja em viagens ou no trânsito urbano, o conforto acústico dentro da cabine é garantido por isolamento sonoro reforçado (para-brisas e vidros dianteiros são acústicos) e pelo sistema de cancelamento ativo de ruído, que detecta sons indesejáveis e emite ondas em frequência oposta, eliminando o barulho — uma tecnologia presente nos fones de ouvido na primeira classe de aviões.

A linha 3500 ainda inclui um exclusivo sistema de som certificado Harman/Kardon® com 16 alto-falantes mais um subwoofer de 10” e 750W de potência. 

O conforto interno se une ao máximo do luxo na 3500 Limited Longhorn, com a adoção de materiais nobres, incluindo madeira legítima (certificada) e couros genuíno com filigranas, espalhados pela cabine equipada com itens únicos.

O exclusivo retrovisor digital 3.0 projeta imagens da câmera traseira posicionada na terceira luz de freio no espelho central, permitindo uma ampla visibilidade do que ocorre atrás do veículo independentemente da quantidade de pessoas no banco traseiro.

Caso a picape esteja rebocando um implemento, ele também é capaz de projetar imagens das duas câmeras laterais ou uma combinação dessas câmeras mais uma terceira instalada no trailer, vendida separadamente como acessório Mopar.

E quem viajar no banco dianteiro direito pode aproveitar de uma exclusiva tela sensível ao toque de 10,25” customizável e com conexão HDMI que conta também com filtro de privacidade, que impede que o motorista veja as informações desta tela. 

Mais capaz do que nunca 

Dinamicamente a linha Heavy Duty elevou os padrões de performance e capacidade a um novo patamar, graças ao novo motor Cummins® High-Output 6.7 Turbodiesel. O propulsor agora gera 436 cv de potência e 1.458 Nm (148,7 kgfm) de torque (ganho de 59 cv e 31,5 kgfm, respectivamente), mantendo os modelos da linha Heavy Duty como as picapes diesel mais potentes do Brasil. 

O propulsor de seis cilindros em linha agora adota novos bloco, cabeçote, sistemas de admissão, escape e válvulas redesenhados, filtros de óleo e combustível de fácil acesso, novas velas para partida a frio e novo turbocompressor refrigerado com geometria variável. 

Associado ao conjunto está outra novidade: o novo câmbio automático de oito marchas TorqueFlite HD.

O conjunto foi projetado para suportar o alto volume de torque gerado pelo motor, com relações de marcha pensadas para entregar o máximo de capacidade sem abrir mão da eficiência em viagens, reduzindo a rotação do motor em velocidades de cruzeiro. Com novo conjunto motopropulsor, foi possível alongar o diferencial, passando de 3,73 para 3,42. 

Completa a transmissão um sistema de tração 4x4 com reduzida e três modos de funcionamento (4x2, 4x4 High e 4x4 Low), controlados eletronicamente por meio de comandos próximos ao motorista.

Todas essas mudanças mantêm a linha Heavy Duty como as picapes com maior capacidade de reboque do mercado: a nova Ram 2500 pode puxar até 8.948 kg, enquanto a 3500 alcança 9.079 kg. O controle do freio do reboque pode ser feito automaticamente ou por meio de um comando no console central. Falando em capacidade, a 3500 Limited Longhorn chega a 1.599 kg de capacidade de carga, a maior entre as picapes do país. 

E como reboque também é sinônimo de Ram, a linha Heavy Duty reúne diferentes atributos para auxiliar o motorista nessa tarefa, começando pelos retrovisores exteriores expansíveis, que podem ter sua largura ampliada eletricamente, para favorecer o uso do carro nesse tipo de operação.

Clientes também podem adquirir nas concessionárias uma exclusiva câmera Mopar, que pode ser acoplada em qualquer parte do reboque, com projeção de imagens diretamente no multimídia ou no retrovisor digital.

Essa câmera pode, por exemplo, ser posicionada dentro de um reboque para transporte de cavalos, permitindo que o motorista acompanhe em tempo real o comportamento do animal, sem necessidade de paradas constantes, ou colocada na traseira do reboque para facilitar manobras.