Frente fria provoca temporais no RS e calor seco persiste no Sudeste e Centro-Oeste
Fenômenos climáticos contrastam no país nesta sexta-feira
|
O Brasil enfrenta condições climáticas extremas nesta sexta-feira (22).
Enquanto o Rio Grande do Sul volta a registrar risco de temporais severos, com granizo e ventos de até 90 km/h, áreas do Centro-Oeste e Sudeste enfrentam cenário crítico de baixa umidade, chegando a índices de emergência abaixo de 12%.
Já no Norte e no Nordeste, a instabilidade mantém chuva forte em alguns pontos, com destaque para Amazonas, Roraima, litoral de Alagoas e Pernambuco , segundo a Climatempo.
Rio Grande do Sul sob risco extremo de temporais
A intensificação de uma área de baixa pressão, a atuação de um cavado meteorológico e o avanço de uma nova frente fria mudam novamente o tempo em todo o Rio Grande do Sul.
Logo na madrugada, pancadas de chuva já se espalham pelo estado e ganham força ao longo do dia. O risco é de temporais com descargas elétricas, queda de granizo e ventos que podem alcançar 90 km/h, especialmente no sudeste e extremo sul, onde há alerta de perigo extremo.
Nas demais regiões (campanha, fronteira oeste, região central e costa doce) o risco de temporais também permanece elevado, sem descartar microexplosões ou até tornados localizados.