China desafia EUA e lança proposta de nova ordem mundial ao lado de Rússia e Índia
Xi Jinping apresenta iniciativa de governança global em meio a tensões com os Estados Unidos
|
O presidente da China, Xi Jinping, propôs nesta segunda-feira (1) a criação da Iniciativa de Governança Global (IGG), apresentada como um possível embrião de uma nova ordem mundial.
O anúncio ocorreu durante a cúpula da Organização para Cooperação de Xangai Plus (OCX), realizada em Tianjin, no norte da China, com a presença de 20 líderes de países não ocidentais, entre eles o russo Vladimir Putin e o indiano Narendra Modi.
Em seu discurso, Xi Jinping afirmou que a governança global está ameaçada pela “mentalidade da Guerra Fria, o hegemonismo e o protecionismo”, que continuariam a “assombrar o mundo” oito décadas após o fim da 2ª Guerra Mundial e a criação da ONU.
“O mundo encontra-se num novo período de turbulência e transformação. A governança global chegou a uma nova encruzilhada. A história nos diz que, em tempos difíceis, devemos manter nosso compromisso original com a coexistência pacífica, fortalecer nossa confiança na cooperação vantajosa para todos”, declarou.
A proposta ocorre em meio à guerra comercial intensificada pelos Estados Unidos, sob o governo de Donald Trump, que aplicou tarifa de 50% a produtos indianos e pressiona Nova Délhi a suspender a compra de petróleo russo — exigência que a Índia rejeita.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
O peso da cúpula em Tianjin
O encontro, que marca a 24ª cúpula da OCX, antecede as comemorações dos 80 anos da “vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial”.