O que Lula disse a Putin sobre o Trump?
Encontro ocorre em meio ao acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China
|
Durante reunião bilateral com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta sexta-feira (9), em Moscou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou abertamente a política comercial dos Estados Unidos sob o comando de Donald Trump.
O encontro ocorre em meio a tensões crescentes na geopolítica global e à intensificação da guerra comercial entre EUA e China, as duas maiores economias do mundo.
Lula afirmou que as medidas anunciadas recentemente por Trump — que incluem novas tarifas de importação sobre produtos de mais de 180 países, incluindo o Brasil — representam um retrocesso nos princípios do livre comércio e do respeito à soberania internacional.
“As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, de taxação de comércio com todos os países do mundo, de forma unilateral, jogam por terra a grande ideia do livre comércio, jogam por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo e jogam por terra, muitas vezes, o respeito à soberania dos países que nós temos que ter”, declarou Lula a Putin.
Apesar da crítica direta, Lula afirmou que o Brasil não adotou, até o momento, medidas retaliatórias contra os EUA, que seguem como o segundo maior parceiro comercial do país, atrás apenas da China.
Cooperação Brasil-Rússia
No encontro, Lula também defendeu o fortalecimento da parceria estratégica com a Rússia. Segundo ele, há espaço para ampliar relações políticas, comerciais, tecnológicas e culturais entre os dois países — ambos integrantes do chamado Sul Global.