Onda de calor atinge o Brasil: temperaturas passam de 40°C em vários estados
Fenômeno deve durar vários dias, afetando Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, enquanto temporais avançam pelo Sul
|
Uma intensa e prolongada onda de calor vai atingir todas as regiões do Brasil na primeira semana de outubro, com temperaturas acima dos 40°C em diversas cidades, segundo a Metsul Meteorologia
O fenômeno é consequência de uma bolha de calor que se forma sobre a porção central do território, segundo dados da MetSul Meteorologia.
A massa de ar seco e quente deve se estender por grande parte do Centro-Oeste e Sudeste, alcançando ainda áreas do Norte, Nordeste e até parte do Sul do país.
Os estados mais afetados são Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Centro-Oeste sob maior pressão
Segundo a MetSul, o calor mais intenso será registrado no Centro-Oeste, especialmente no centro e norte do Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e em Goiás, onde os termômetros podem superar os 40°C em vários municípios.
No Sudeste, o interior paulista e o Triângulo Mineiro devem enfrentar dias consecutivos com máximas entre 37°C e 40°C.
Na capital paulista, os próximos dias terão variações. Nesta terça-feira, a máxima supera 30°C, mas cai nos dias seguintes. No fim de semana, o calor volta com força: entre 33°C e 35°C no domingo e segunda-feira. Já no Rio de Janeiro, a previsão aponta marcas entre 33°C e 34°C, podendo se aproximar dos 40°C no início da semana que vem.

Norte e Nordeste também sofrem