Sul e Sudeste terão chuva e queda de temperatura com a chegada de nova frente fria
Sistema avança pelo Brasil e derruba temperaturas em parte do território; alerta para temporais e baixa umidade
|
A semana começa com o avanço de uma frente fria sobre o Brasil, provocando mudanças significativas no tempo em várias regiões.
O sistema reforça as áreas de instabilidade no Sul e espalha pancadas de chuva pelo Sudeste e parte do Centro-Oeste, enquanto o calor e o tempo seco continuam predominando no interior do país, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Norte: chuvas irregulares e baixa umidade no Tocantins
Na Região Norte, áreas de instabilidade deverão se concentrar em grande parte do território, especialmente no Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e oeste do Pará, onde os volumes podem superar 80 mm.
Em contraste, o norte do Tocantins, Amapá e parte do Pará devem registrar apenas chuvas isoladas, com acumulados em torno de 10 mm.
Grande parte do Tocantins segue sem previsão de chuva durante a semana, com umidade relativa do ar abaixo de 25%, o que aumenta o risco de queimadas e desconforto térmico.
Nordeste: calor, tempo seco e chuva restrita ao litoral
No Nordeste, a previsão é de semana seca na maior parte da região, com baixos índices de umidade — especialmente no Piauí, oeste da Bahia, interior do Ceará, oeste da Paraíba e Rio Grande do Norte, onde os valores podem ficar abaixo de 30%.
No litoral leste e em parte do Maranhão, são esperadas chuvas rápidas e localizadas, com volumes inferiores a 10 mm, típicas da circulação marítima.