Agro brasileiro destaca compromissos com inovação, produtividade e conservação em documento setorial à COP30

Lançado pela CropLife e IICA, “Caminhos do Agro: Inovação pelo Clima” conecta tecnologias agrícolas à mitigação das mudanças climáticas

|
Agro brasileiro destaca compromissos com inovação, produtividade e conservação em documento setorial à COP30
30deOutubrode2025ás17:20

Reconhecido mundialmente como uma potência agrícola, o Brasil chega à COP30 reforçando o compromisso do agro com a agenda climática por meio da inovação e uso correto e responsável das tecnologias no campo.

As evidências de como a agricultura tropical brasileira alia produtividade e conservação ambiental, posicionando-se como parte da solução para mitigar os impactos das mudanças climáticas e na promoção da segurança alimentar global, estão reunidas no documento lançado pela CropLife Brasil e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) nesta quarta-feira (29), o “Caminhos do Agro: Inovação pelo Clima”.

croplife-2

A publicação, apresentada durante coquetel em Brasília, traz contribuições do setor de tecnologias agrícolas em torno de uma transição produtiva justa e escalável. O evento contou com a presença de representantes do governo federal, parlamentares, indústria, academia, imprensa e entidades do agronegócio e apresentou as pautas que serão debatidas durante o evento de novembro, em Belém (PA).

A solenidade foi apresentada pela gerente de Comunicação e Clima, Renata Meliga, e contou com discursos do Representante do IICA Brasil, Gabriel Delgado; do Presidente da CropLife Brasil, Eduardo Leão; da Presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; do Mr Llyod C. Day, subdiretor-geral do IICA e do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Guilherme Campos.

croplife25

“Nós estamos nesta jornada deste o início do ano, junto ao IICA, visando trabalhar sobre um documento que possa realçar o papel das tecnologias para a redução do aquecimento global e para o enfrentamento da insegurança alimentar. Esse é o nosso objetivo na COP30. Preparamos esse documento, a várias mãos, para que possamos levar para a discussão dados técnicos e fundamentação científica do que estamos vivendo. Nós temos uma agricultura tropical, que é um exemplo e uma referência para a agricultura do mundo, e cada vez mais temos caminhado para práticas mais sustentáveis, como: plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta, práticas de manejo, complementariedade de tecnologias, que tornam nossa agricultura mais produtiva e resiliente”, considerou o diretor-presidente da CropLife Brasil, Eduardo Leão, em seu discurso oficial.