Dezembro terá chuva acima da média no Brasil, prevê Inmet
Previsão aponta contrastes entre regiões, com impacto direto nas lavouras e no desenvolvimento das culturas de verão
|
A previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para dezembro de 2025 aponta um cenário marcado por contrastes.
Enquanto grande parte da Região Sul deve registrar chuva abaixo da média, áreas das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste têm tendência de acumulados acima do esperado para o mês.
✅ CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Na Região Norte, a tendência é de volumes até 50 mm acima da média histórica no centro-sul e centro-norte do Amazonas, centro-sul do Tocantins, maior parte do Pará e praticamente todo o Amapá. Nesses dois últimos estados, o Instituto Nacional de Meteorologia projeta até 150 mm acima da média.
Em contrapartida, Acre, oeste do Amazonas e centro-sul do Pará devem registrar chuva abaixo da climatologia, enquanto o restante da região permanece próximo aos padrões históricos.
No Nordeste, Pernambuco e Piauí devem registrar chuva acima da média em praticamente todo o território. Os demais estados têm previsão de acumulados próximos da climatologia. Apenas áreas isoladas do norte do Maranhão devem registrar valores abaixo da média.
No Centro-Oeste, Goiás, o oeste do Mato Grosso e o leste do Mato Grosso do Sul têm tendência de chuva acima da média. Já o centro do Mato Grosso e o noroeste do Mato Grosso do Sul devem enfrentar volumes abaixo do esperado.
A tendência também é de chuva acima da média em grande parte do Sudeste, especialmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no interior de São Paulo. No Espírito Santo, a previsão indica acumulados dentro da média.
A Região Sul segue o movimento inverso: praticamente todo o território deve receber chuva abaixo da média histórica. O Instituto Nacional de Meteorologia projeta déficit de até 75 mm no oeste do Rio Grande do Sul, com comportamento semelhante em boa parte de Santa Catarina e no oeste do Paraná.
