Mesmo com menor produção, Brasil segue líder mundial no algodão
Mesmo com demanda internacional moderada e leve queda na produção, o país segue competitivo e preserva posição estratégica no comércio mundial
|
Mesmo em um cenário de demanda internacional moderada, o Brasil deve manter papel central no mercado global de algodão na temporada 2025/26, apontam pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
A produção nacional pode registrar leve recuo em relação ao recorde da safra anterior, mas ainda deve se consolidar como a segunda maior da história. As exportações seguem firmes e permanecem como o principal canal de escoamento da volumosa oferta interna.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
De acordo com estimativas da Conab, a redução de área no Centro-Sul tende a ser parcialmente compensada pelo avanço do cultivo no Norte e Nordeste, a depender do desempenho da produtividade.
No mercado externo, pesquisadores do Cepea destacam que o Brasil continua se sobressaindo pela escala produtiva, pela competitividade e pelos avanços em rastreabilidade e sustentabilidade ao longo da cadeia do algodão.