Instituto Agronômico lança variedade inédita de feijão no Brasil

A nova cultivar, de tegumento branco e grão pequeno, atrai o interesse de empresas para a fabricação da farinha de feijão-branco, comercializada no Brasil e no exterior

Instituto Agronômico lança variedade inédita de feijão no Brasil
11deJaneirode2022ás16:06

Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, lançou recentemente seis cultivares de feijão, uma delas, IAC 2154, é inédita no Brasil. Os grãos são destinados aos mercados interno e externo. Desde a década de 1970, o IAC da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolveu 52 novas variedades dos tipos carioca, preto, rajado, vermelho, entre outras. 

Das seis cultivares, duas apresentam tegumento branco, uma rajado arredondado e três coloração vermelha. A IAC 2154, de tegumento branco e com grãos pequenos, já atrai o interesse de algumas empresas para a fabricação de farinha de feijão-branco, utilizada nas culinárias americana e nacional.

“O grão de tegumento branco é conhecido no mercado internacional como feijão Navy Beans. A denominação se deve ao fato de ser muito utilizado pela marinha americana, na forma de feijão enlatado, para a alimentação de soldados. Os ingleses também consomem a leguminosa na forma de molho, durante o café da manhã”, explica Alisson Fernando Chiorato, pesquisador do IAC.

Outra cultivar de feijão branco e com poucas estrias é a IAC 2157. Os grãos são bem pesados e em formato alongado e tubular, características que a qualificam para o mercado internacional. É conhecida como Alúbia, muito cultivada na Argentina. "O IAC trabalha há anos no desenvolvimento de uma cultivar de tegumento Alúbia. Tivemos êxito com a cultivar IAC 2157, que tem ciclo precoce e é muito produtiva", resume Sérgio Augusto Morais Carbonell, pesquisador do IAC.