As expectativas para o agronegócio em 2022
O agronegócio é considerado um dos grandes propulsores da economia brasileira; esse setor tem um forte impacto no mercado brasileiro. Por Vanessa Sabioni
|
PIB EM 2022
As incertezas no cenário econômico do país devem impactar o setor agropecuário em 2022, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A expectativa é que o setor cresça entre 3% e 5%, número bem abaixo do registrado em 2021, sendo que a expansão do setor deve fechar em 9,37%. Este panorama é registrado devido à alta dos preços e à economia instável. Segundo o relatório da CNA, as despesas com fertilizantes e defensivos registraram um aumento de 100% em 2021, principalmente nas culturas da soja e milho.
Por outro lado, a entidade espera uma safra de grãos recorde de grãos, em 289 milhões de toneladas, 14% a mais que a colheita deste ano, favorecida pelo clima. Tal resultado representaria um aumento de 14% na safra 2021/22. O relatório ainda aponta para a alta das exportações da agropecuária, com 17,5% ante 2021. O principal gargalo, porém, é o custo de produção, que deve ser um dos mais altos em 2022 por causa do aumento do custo dos insumos, como fertilizantes e defensivos, que são, em sua maioria, importados.
Outros fatores que podem determinar o comportamento da safra 2021/2022 no Brasil e precisam ser acompanhados de perto no próximo ano, como a questão da logística, o abastecimento de insumos e o fenômeno climático La Niña.
OPORTUNIDADES
O agronegócio é um segmento que estará sempre crescendo e com muitas oportunidades de novos negócios. A pandemia promoveu em uma verdadeira revolução digital, resultando em grandes transformações nas áreas de marketing e comunicação. Muitas empresas tiveram reduções no quadro de colaboradores, todavia conseguiram reduzir custos e trabalhar com produtividade através do ambiente on-line.