As expectativas para o agronegócio em 2022

O agronegócio é considerado um dos grandes propulsores da economia brasileira; esse setor tem um forte impacto no mercado brasileiro. Por Vanessa Sabioni

Por |
As expectativas para o agronegócio em 2022
10deJaneirode2022ás18:25

PIB EM 2022

As incertezas no cenário econômico do país devem impactar o setor agropecuário em 2022, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A expectativa é que o setor cresça entre 3% e 5%, número bem abaixo do registrado em 2021, sendo que a expansão do setor deve fechar em 9,37%. Este panorama é registrado devido à alta dos preços e à economia instável. Segundo o relatório da CNA, as despesas com fertilizantes e defensivos registraram um aumento de 100% em 2021, principalmente nas culturas da soja e milho.

Por outro lado, a entidade espera uma safra de grãos recorde de grãos, em 289 milhões de toneladas, 14% a mais que a colheita deste ano, favorecida pelo clima. Tal resultado representaria um aumento de 14% na safra 2021/22. O relatório ainda aponta para a alta das exportações da agropecuária, com 17,5% ante 2021. O principal gargalo, porém, é o custo de produção, que deve ser um dos mais altos em 2022 por causa do aumento do custo dos insumos, como fertilizantes e defensivos, que são, em sua maioria, importados.

Outros fatores que podem determinar o comportamento da safra 2021/2022 no Brasil e precisam ser acompanhados de perto no próximo ano, como a questão da logística, o abastecimento de insumos e o fenômeno climático La Niña.

OPORTUNIDADES

O agronegócio é um segmento que estará sempre crescendo e com muitas oportunidades de novos negócios.  A pandemia promoveu em uma verdadeira revolução digital, resultando em grandes transformações nas áreas de marketing e comunicação.  Muitas empresas tiveram reduções no quadro de colaboradores, todavia conseguiram reduzir custos e trabalhar com produtividade através do ambiente on-line.

Inúmeros eventos digitais foram realizados no ano de 2020 e 2021, mostrando a nossa força e crescimento da comunicação e mídias digitais. Foi durante a pandemia que muitos profissionais estabeleceram suas carreiras como Agro Influencers, contribuindo para o compartilhamento de informações e muito conteúdo de qualidade. E com toda certeza esse salto digital irá favorecer em 2022 o investimento no ambiente digital pelas grandes empresas do mercado.

A agricultura brasileira também teve um grande salto em inovação para garantir o abastecimento em todo o período de pandemia. As soluções digitais incluem desde o uso de imagens captadas por drones e satélites, passando pelo geoprocessamento e inteligência artificial, até máquinas conectadas. No Brasil, o comércio eletrônico mostrou como as tecnologias digitais podem colaborar para um ambiente mais aberto e produtivo durante emergências. O cenário todo trouxe a demanda de sistemas digitais no meio rural, algo que levaria muitos anos, e que positivamente foi acelerado com a chegada do novo vírus.

Todas essas mudanças foram essenciais para que o mercado pudesse se preparar para dar os próximos passos em 2022. Mesmo diante de algumas incertezas econômicas, o mercado avançou em diferentes frentes como as de tecnologia e comunicação, o que traz segurança e projeções de crescimento.  Sem falar das inúmeras oportunidades de emprego e negócios que irão surgir no próximo ano em diversos mercados, principalmente no de tecnologias e comunicação. Ainda temos muito a avançar nessas frentes, e a pandemia só mostrou a nossa força para superar obstáculos e para nos preparar para incertezas futuras. 

É importante também ressaltar a valorização que as mulheres do agro tiveram em 2021 e que serão essenciais para que novos projetos aconteçam em 2022, com foco na capacitação, valorização e integração de mulheres no agro. Em outubro, foi publicado na Revista Forbes Mulher uma“Lista Forbes das 100 Mulheres Poderosas do Agro” que elencou as super poderosas na produção de alimentos, pesquisa, empresas, foodtechs, consultorias, instituições financeiras, política, entidades, grupo e, mais do que nunca, influenciadoras digitais.

Confira o artigo sobre “Balanço do mercado agro em 2021” com mais informações atuais sobre a situação atual do agronegócio brasileiro.

 

Em breve traremos muito mais conteúdo para vocês. Abraço.

Cargando...