Safra de grãos 2025/26 deve atingir 354,8 milhões de toneladas, diz Conab
Estimativa aponta expansão da área cultivada e avanço na produção das principais culturas
|
Para a soja, o levantamento indica aumento de 3,6% na área semeada
A segunda estimativa para a safra de grãos 2025/26 aponta produção de 354,8 milhões de toneladas.
Com o avanço da semeadura das culturas de primeira safra, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta área total de 84,4 milhões de hectares, alta de 3,3% em relação ao ciclo 2024/25, segundo o 2º Levantamento de Grãos divulgado nesta quinta-feira (13).
A produtividade média nacional, ainda baseada em modelos estatísticos e previsões climáticas, está estimada em 4.203 quilos por hectare.
A Conab segue monitorando as condições de clima nas regiões produtoras. Eventos como a tempestade no Paraná, a irregularidade das chuvas em Mato Grosso e o atraso das precipitações em Goiás podem influenciar o desempenho das lavouras ao longo do ciclo.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Para a soja, o levantamento indica aumento de 3,6% na área semeada, que deve alcançar 49,1 milhões de hectares, com produção estimada em 177,6 milhões de toneladas.
O levantamento mostra que o plantio está dentro da média dos últimos cinco anos, porém atrasado em relação ao mesmo período do ciclo anterior, especialmente em Goiás e Minas Gerais, onde as chuvas têm sido insuficientes.
Em Mato Grosso, o ritmo é semelhante ao da última safra, mas a instabilidade climática de outubro comprometeu parte das áreas semeadas no início do mês, com impacto na população de plantas e no estabelecimento inicial da cultura.
Milho