Clima favorece cultivos de verão na região Centro-Norte

Conab e Esalq apresentam estudos que discorrem sobre o impacto do clima nas principais culturas do país

Clima favorece cultivos de verão na região Centro-Norte
17deFevereirode2022ás20:08

Nas primeiras semanas deste ano, o clima favoreceu os cultivos no Centro-Norte brasileiro. O desenvolvimento dos cultivos de verão em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rondônia e na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) foi beneficiado por bons volumes pluviais. A análise faz parte da edição de janeiro do Boletim de Monitoramento Agrícola, Cultivos de Verão (Safra 2021/2022), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Contudo, a publicação esclarece que em algumas localidades desses estados, o excesso de precipitação causou danos por inundação, excesso de umidade do solo, falta de luminosidade e dificuldade na realização de tratos culturais. 

Menores volumes pluviais

Segundo a Conab foram observadas precipitações irregulares e de baixo volume que persistiram no Sudoeste do Mato Grosso do Sul, Oeste de São Paulo e nos estados da região Sul. A restrição hídrica e as altas temperaturas prejudicam o desenvolvimento dos cultivos de verão na metade Oeste do Paraná, no Oeste de Santa Catarina e no Noroeste e Centro do Rio Grande do Sul. 

De acordo com o Boletim, as chuvas, ocorridas no período de 15 a 21 de janeiro, amenizaram a extensão das áreas sob restrição, mas permanece a condição de atenção principalmente nas lavouras em estágios reprodutivos.