Uso de turbopulverizadores é tema de novo treinamento disponível no Aplicador Legal

Curso on-line e gratuito, lançado por CropLife Brasil e Sindiveg, orienta profissionais do campo sobre boas práticas, segurança e regulagem do equipamento

|
Uso de turbopulverizadores é tema de novo treinamento disponível no Aplicador Legal
11deFevereirode2026ás15:47

A CropLife Brasil e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) lançam, nesta quarta-feira (11), o novo módulo do curso Aplicador Legal, com foco no uso correto de Equipamento Turbopulverizador. A tecnologia é amplamente utilizada na aplicação de defensivos agrícolas em culturas perenes, como café e frutas, garantindo melhor cobertura e eficiência no controle de pragas e doenças.

O treinamento é on-line, gratuito, e foca no uso adequado dos aparelhos. A formação integra o conjunto de cursos desenvolvidos pelas duas entidades, reforçando o compromisso com a capacitação técnica, a segurança no campo e a adoção de boas práticas agrícolas. O conteúdo está disponível por meio do CropLife Conecta e da Plataforma de Treinamentos On-line do Sindiveg.

"Quando a gente fala em culturas perenes, a tecnologia do turbopulverizador é extremamente utilizada. São operações bastante complexas, com várias aplicações de defensivo ao longo do ciclo, que exigem conhecimento técnico do produtor. O módulo traz tópicos relacionados à regulagem, à calibração, à manutenção e às boas práticas, que vão impactar diretamente na eficiência do controle. Além disso, vão auxiliar a reduzir o desperdício de produto e garantir a segurança da operação. O conteúdo vem justamente para apoiar o aplicador, trazendo orientações mais práticas e técnicas para melhorar a qualidade na hora da aplicação", explica o coordenador de Sustentabilidade da CropLife Brasil, Pedro Duarte.

Para a analista de Uso Correto e Seguro do Sindiveg, Isabela Rivato, iniciativas como essa são fundamentais para ampliar o acesso à informação técnica e contribuir para uma aplicação mais eficiente e responsável. "Capacitar aplicadores e profissionais do campo é essencial para que as tecnologias de aplicação sejam utilizadas de forma segura, eficiente e alinhadas às boas práticas agrícolas. Esse módulo é mais uma ferramenta importante para apoiar a rotina do agricultor e fortalecer sua profissionalização", destaca.