Conab estima safra recorde de café de 66,2 milhões de sacas em 2026
Companhia aponta crescimento de 17,1% na produção, impulsionado pela bienalidade positiva, clima favorável e avanço da produtividade

A primeira estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta produção brasileira de café pode alcançar 66,2 milhões de sacas beneficiadas em 2026, um crescimento de 17,1% em relação ao volume registrado no ciclo anterior.
Caso confirmada, a projeção representa novo recorde da série histórica da companhia, superando a safra de 2020, quando foram colhidas 63,1 milhões de sacas.
Os dados constam do 1º Levantamento da Safra de Café 2026, divulgado nesta quinta-feira (5).
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Em um ano de bienalidade positiva, o avanço é explicado pelo aumento de 4,1% na área em produção, estimada em 1,9 milhão de hectares, além de condições climáticas mais favoráveis ao longo do ciclo e da adoção de tecnologias e boas práticas de manejo.
Esses fatores devem resultar em uma elevação de 12,4% na produtividade, com colheita estimada em 34,2 sacas por hectare.
Na produção de arábica, espécie mais impactada pela bienalidade, a Conab projeta uma colheita de 44,1 milhões de sacas em 2026, alta de 23,3% em comparação com a safra passada. O resultado é atribuído ao crescimento da área em produção, às condições climáticas favoráveis e ao efeito positivo do ciclo produtivo.
>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET
