Verde Agritech ampliará produção de potássio para reduzir a dependência por fertilizantes importados

A estimativa é que a capacidade de produção chegue a 3 milhões de toneladas por ano até o fim de 2022

Verde Agritech ampliará produção de potássio para reduzir a dependência por fertilizantes importados
04deMarçode2022ás19:16

Verde Agritech anunciou ao mercado nesta quinta-feira (3) que ampliará a capacidade de produção de potássio da sua nova planta em São Gotardo, Minas Gerais. Em obras desde o ano passado, com investimentos de R$ 22 milhões, essa unidade tinha, inicialmente, condições para produzir até 1,2 milhão de toneladas por ano. Agora, o Conselho Administrativo da empresa aprovou mais R$ 51 milhões para dobrar a capacidade de produção. Com o investimento, a estimativa é que a produção chegue a 3 milhões de toneladas por ano até o fim de 2022. As minas têm recursos minerais suficientes para suprir toda a demanda nacional de potássio por mais de 60 anos.

A produção na nova planta está prevista para começar no terceiro trimestre deste ano. A quantidade fará com que a Verde Agritech se torne a maior produtora de potássio do Brasil. A empresa atualizará a infraestrutura atual em São Gotardo para dar suporte à operação da planta dois, além de criar condições para uma futura terceira unidade. Nos últimos 15 anos, a Verde Agritech investiu cerca de meio bilhão de reais em pesquisas, desenvolvimento e na construção de uma mina e uma indústria.

O potássio é hoje o segundo maior item na pauta de importação brasileira, com 2% do total, segundo dados do Ministério da Economia. O país importa, atualmente, 96,5% de todo o potássio que utiliza, 80% da oferta global vêm do Canadá, Rússia e Bielorrússia, os dois últimos são responsáveis por 46%. As importações desse e de outros fertilizantes foram impactados pela guerra na Ucrânia.