O exemplo da Coopercitrus

A cooperativa de Bebedouro criou um modelo de negócio que torna a tecnologia de ponta acessível aos agropecuaristas

Por |
O exemplo da Coopercitrus
08deMarçode2022ás16:48

(Por Xico Graziano) Sediada em Bebebouro (SP), com 60 filiais espalhadas por quatro estados, a Coopercitrus atesta que o cooperativismo é o melhor caminho para o futuro do agro nacional. Pode perguntar aos seus 38 mil associados.

Nascida como uma organização de produtores de laranja, atualmente, a Coopercitrus se destaca como uma grande prestadora de serviços aos agropecuaristas em geral. Aqui está a novidade e a diferença.

Quem participa da Coopercitrus, abre a porta da agricultura de precisão, pois o agricultor pode contratar os serviços digitais sem ter que comprar as máquinas que os oferecem.

São inequívocas as vantagens da agricultura 4.0: realiza a adubação perfeita, aplica defensivos somente onde deve e conduz a lavoura ou a pecuária de forma customizada. Mas não é fácil dela participar. Como o pequeno ou o médio agricultor podem entrar no ciclo tecnológico da agricultura de precisão?

Drones que escaneiam a geografia de seus territórios produtivos, facilitando o plantio, computadores que mapeiam a fertilidade dos solos, algoritmos que oferecem soluções no combate de pragas, nada disso está disponível para a grande maioria dos agricultores brasileiros.

Além de capacitação técnica específica, é preciso realizar elevados investimentos e, mais ainda, atualizar constantemente os equipamentos. Por isso, somente os grandes grupos econômicos do agro operam no topo da tecnologia.

Compensa comprar uma colheitadeira para quem planta 30 hectares de soja ou de milho? Óbvio que não. É melhor nem plantar ou então alugar uma máquina. O que é mais vantajoso, você imobilizar R$ 3 milhões em uma colheitadeira própria, que ficará ociosa na propriedade durante a maior parte do ano, dando um trabalho enorme de manutenção ou contratar os serviços de colheita somente na hora certa?

terceirização de serviços agropecuários é a bola da vez na agricultura mundial. Está bastante adiantada em países como a Argentina e os EUA. No Brasil existem boas empresas que alugam máquinas para colheita de grãos, cana-de-açúcar ou eucalipto.

Serviços agropecuários, porém, vai muito além da mecanização, envolve agora a agricultura de precisão e a inteligência produtiva. Uma nova fase na gestão do agronegócio.

A Coopercitrus é um exemplo de como promover o desenvolvimento tecnológico do agro, não apenas para os grandes, mas para todos.

Empresas variadas, com renome, firmam seu conceito no auxílio aos produtores rurais, ofertando mão de obra, serviços com tecnologia de ponta e gerenciamento descentralizado. Tudo contratado, terceirizado, sem dor de cabeça e com rentabilidade.

Agricultura de precisão exige gestão profissional.

Cargando...