Conab detalha perfil da piscicultura nacional

Novo boletim ProHort também aborda resultados de FLV´s em março

|
Conab detalha perfil da piscicultura nacional
19deAbrilde2022ás16:48

O mês de março marca uma forte tendência de aumento no consumo de pescado, principalmente pela tradição alimentar da Semana Santa. Em todas as Centrais de Abastecimento (Ceasas), a variação positiva entre os meses de fevereiro e março é bastante significativa.

É o que aponta o 4º Boletim Prohort, divulgado na terça-feira (19) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em edição especial que inclui uma análise detalhada sobre a produção e o mercado nacionais de pesca e aquicultura.

Esta edição do Boletim Prohort detalha os números e as características da cadeia produtiva do pescado, que passa pela caracterização dos estabelecimentos aquícolas, da frota pesqueira nacional, do perfil dos pescadores profissionais brasileiros e dos principais produtos pesqueiros comercializados nas Ceasas.

“O mês de março apresentou um aumento histórico e significativo no consumo nacional de pescado, o que impulsiona a necessidade de informações sobre o setor, por isso decidimos montar esta edição especial em parceria com a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP)”, explica Marisson Marinho, gerente substituto de Produtos Hortigranjeiros e da Sociobiodiversidade da Conab.

Produção

Segundo dados recentes, a produção declarada de peixes em Águas da União em 2020 foi 16% superior ao registrado no ano anterior, com 71.512 toneladas. O principal foi a tilá pia, que representou 98% do volume total, seguida das espécies pacu, tambaqui, tambacu e piauçu. 

O Brasil conta com 26.773 embarcações de pesca de diversas modalidades, além de 975.994 pescadores profissionais registrados, classificados entre artesanais e industriais, de acordo com o tamanho da produção e as técnicas empregadas.