Mapa divulga Guia de Seguros Rurais para ajudar produtores

Documento traz alternativas para mitigar riscos financeiros da atividade agropecuária

Por |
Mapa divulga Guia de Seguros Rurais para ajudar produtores
05deMaiode2022ás12:40

A atividade agropecuária convive, de forma inevitável, com riscos que vão desde clima, econômicos e políticos ou mesmo biológicos, ambientais e sociais. Por isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta quinta-feira (05) uma nova edição atualizada do Guia de Seguros Rurais.

O documento é voltado aos produtores e agentes do setor rural e traz informações relevantes sobre o funcionamento dos produtos de seguros rurais de instituições públicas e privadas.

O material está dividido em sete categorias que abrangem todas as atividades rurais atendidas, entre elas, o seguro agrícola; seguro pecuário; seguro aquícola; seguro de florestas, seguro de penhor rural, seguro de benfeitorias e produtos agropecuários; e seguro de vida do produtor rural.

Simulações de apólices

O Guia virtual conta com exemplos práticos dos produtos de seguro de forma descomplicada, com simulações de cálculos de contratação e indenizações, e foi elaborada com a participação de entidades representativas do setor produtivo e das seguradoras.

“O Guia de Seguros Rurais mostra como funciona o mecanismo de seguro rural para diversas modalidades e atividades agropecuárias, facilitando o entendimento do produtor sobre as condições de contratação das apólices, procedimentos, prazos, direitos e deveres.”, afirma o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Mapa, Pedro Loyola.

A nova versão traz informações atualizadas sobre procedimentos, regras e produtos de seguro.

O documento também lista as 16 companhias seguradoras habilitadas no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e traz informações detalhadas sobre o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ferramenta indispensável para acesso ao PSR.

Cargando...