Mapa divulga Guia de Seguros Rurais para ajudar produtores
Documento traz alternativas para mitigar riscos financeiros da atividade agropecuária
Por |
A atividade agropecuária convive, de forma inevitável, com riscos que vão desde clima, econômicos e políticos ou mesmo biológicos, ambientais e sociais. Por isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta quinta-feira (05) uma nova edição atualizada do Guia de Seguros Rurais.
O documento é voltado aos produtores e agentes do setor rural e traz informações relevantes sobre o funcionamento dos produtos de seguros rurais de instituições públicas e privadas.
Seguí leyendo
IPCA registra deflação de 0,68% em julhoO material está dividido em sete categorias que abrangem todas as atividades rurais atendidas, entre elas, o seguro agrícola; seguro pecuário; seguro aquícola; seguro de florestas, seguro de penhor rural, seguro de benfeitorias e produtos agropecuários; e seguro de vida do produtor rural.
Simulações de apólices
O Guia virtual conta com exemplos práticos dos produtos de seguro de forma descomplicada, com simulações de cálculos de contratação e indenizações, e foi elaborada com a participação de entidades representativas do setor produtivo e das seguradoras.
“O Guia de Seguros Rurais mostra como funciona o mecanismo de seguro rural para diversas modalidades e atividades agropecuárias, facilitando o entendimento do produtor sobre as condições de contratação das apólices, procedimentos, prazos, direitos e deveres.”, afirma o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Mapa, Pedro Loyola.
A nova versão traz informações atualizadas sobre procedimentos, regras e produtos de seguro.
O documento também lista as 16 companhias seguradoras habilitadas no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e traz informações detalhadas sobre o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ferramenta indispensável para acesso ao PSR.