Clima: Inmet prevê boa quantidade de chuvas em áreas agrícolas do país

Previsão vale para o período de 3 a 11 de maio

Por |
Clima: Inmet prevê boa quantidade de chuvas em áreas agrícolas do país
02deMaiode2022ás09:59

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê chuvas acumuladas em algumas das principais regiões agrícolas do país entre 3 e 11 de maio. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, o período poderá apresentar precipitações maiores no leste das regiões Sul e em boa quantidade no Mato Grosso.

Clima por regiões agrícolas 

Na Região Sul, os volumes de chuva previstos em praticamente toda a região ficarão entre 20 e 40 mm. Destaque para o leste de Santa Catarina, onde os acumulados de chuva previstos poderão variar entre 60 e 90 mm.

Na Região Centro-Oeste, as chuvas no Mato Grosso poderão chegar a 60 mm. Enquanto acumulados de chuvas na faixa de 30 e 50 mm são previstos para os demais estados.

 

No MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos poderão variar entre 25 mm em partes da Bahia e valores maiores que 70 mm no Piauí, Tocantins e Maranhão.

Chuvas no Sudeste, Norte e Nordeste

Para a Região Sudeste, os maiores acumulados previstos serão na faixa de 50 a 100 mm no litoral de São Paulo, o que não descarta a possibilidade de maiores acumulados em pontos isolados.

No Espírito Santo e no Rio de Janeiro, os acumulados devem ficar entre 30 e 50 mm. Em áreas do centrossul de Minas Gerais e extremo norte de São Paulo, os volumes previstos não devem exceder os 40 mm.

 

Para a Região Norte, são previstos acumulados entre 60 e 200 mm nos estados do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará. Nas demais áreas, principalmente no leste do Acre, Rondônia e sul do Tocantins, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 60 mm.

 

Na Região Nordeste, por sua vez, são previstos menores acumulados de chuva que não deverão ultrapassar os 30 mm em grande parte do estado baiano. No leste da região, os volumes de chuva poderão ser entre 50 e 100 mm, enquanto em grande parte do norte da região, principalmente no norte do Maranhão, Piauí e Ceará, os acumulados previstos poderão chegar a 125 mm.

 

Cargando...