Série de algoritmos aprimora classificação de imagens de satélite

Descoberta é de grupo de pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, da UFSCar e Poli-USP.

|
Série de algoritmos aprimora classificação de imagens de satélite
10deMaiode2022ás12:10

Como os algoritmos podem ajudar a aprimorar a classificação de imagens de satélites? E como essa tecnologia pode permitir, por exemplo, mais agilidade na detecção de níveis de alteração caudados pelas mudanças da vegetação e possibilitar ações humanas mais assertivas? 

A resposta vem de um grupo de pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (SP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), que desenvolveu justamente uma série de novos algoritmos que promete melhorar a classificação de imagens de satélite e ajudar no estudo do meio ambiente e no cultivo.

Isso porque, de acordo com os pequisadores, o algoritmo permite processar mais facilmente imagens multiespectrais e calcular medidas quantitativas e qualitativas aos alvos na superfície terrestre. E é uma forma de monitoramento mais simplificada, quando comparada aos métodos de classificação tradicionais, uma vez que se baseia em um conceito-chave da chamada Ciência dos Sistemas Complexos: a entropia informacional.