Alexandre de Moraes tem cartão de crédito bloqueado após sanções dos EUA
Ministro do STF foi o primeiro brasileiro incluído na lista de punidos pela Lei Magnitsky
|
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teve um cartão de crédito de bandeira americana bloqueado pelo Banco do Brasil em razão das sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky.
Após a medida, a instituição ofereceu ao magistrado um cartão da bandeira brasileira Elo, que lhe permite seguir realizando pagamentos no país sem restrições. A informação foi publicada pelo jornal Valor.
O novo cartão garante ao ministro do STF o uso no Brasil, mas não resolve a situação no exterior, já que, fora do país, a Elo opera por meio da Discover, também americana e igualmente sujeita às restrições impostas.
A sanção é a consequência mais relevante até agora desde que Moraes foi incluído na lista de punidos pela Lei Magnitsky, em julho.
A norma prevê congelamento de bens, proibição de negócios e restrição de operações financeiras com cidadãos ou empresas ligados aos EUA para estrangeiros acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos. Moraes foi a primeira autoridade brasileira a ser alvo da medida.