Nova portaria do Mapa padroniza classificação do café torrado

Setor cafeeiro comemora regulamentação publicada hoje no Diário Oficial da União

Nova portaria do Mapa padroniza classificação do café torrado
11deMaiode2022ás09:54

Nova portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) define o padrão oficial de classificação do café torrado no Brasil. A normativa 570/2022, publicada hoje, dia 11, no Diário Oficial da União, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2023. 

O texto atende reinvindicação dos produtores de café sobre ter uma regulamentação legal de controle de qualidade e estalece critérios técnicos sobre identidade e qualidade, amostragem, modo de apresentação , marcação e rotulagem.

“O importante é que essa normativa não é uma intervenção do governo, ela é uma conquista da cadeia produtiva do café”, destacou o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio Eli, em evento realizado nesta terça, dia 10, para assinatura da portaria.

O Brasil é o maior produtor mundial de café e, apesar de ter iniciativas de controle por parte do setor privado, era carente de ferramentas legais.

“A regulamentação é um marco importante para o agronegócio brasileiro e para os consumidores apaixonados por esse produto”, disse o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.