WWF diz que "Europa come o Mundo" sobre alimentação europeia

Relatório não só coloca em xeque o consumo no continente, como cobra mudanças na mesa e no campo

|
WWF diz que "Europa come o Mundo" sobre alimentação europeia
24deMaiode2022ás16:44

Com o título de “A Europa come o Mundo” (em inglês "Europe eats the World"), o novo relatório da organização não-governamental (ONG) ambientalista WWF, divulgado ontem (dia 23), não só coloca o consumo alimentar do europeu em xeque, como cobra mudanças comportamentais urgentes. Isso também inclui o sistema de produção em busca de uma agricultura sustentável.

Os países da União Europeia, de acordo com o estudo, “carregam um déficit comercial significativo com o planeta quando se avalia sua produção e seu o consumo alimentar”.

“A UE consome mais do que a sua parte justa no mundo e os seus atuais níveis elevados de produção alimentar só são possíveis graças às importações maciças de recursos”, destaca a WWF.

Desta forma, o relatório WWF sugere que a Europa mude sua dieta e seus hábitos alimentares, apostando, por exemplo, na substituição de carne e laticínios por alimentos à base de plantas.

“Produzimos (enquanto Europa) mais produtos de origem animal do que consumimos, e consumimos mais do que é bom para nós. Para sustentar este setor pecuário superdimensionado, usamos metade das colheitas de grãos que cultivamos para os animais, enquanto nosso intensivo de práticas agrícolas prejudica a biodiversidade, a saúde do solo e o clima.”