Conab lança "Contrato a Termo" para garantir milho a pecuaristas

Modalidade é parte do Sistema Leilão para Você e busca dar segurança para produtores e criadores

Por |
Conab lança "Contrato a Termo" para garantir milho a pecuaristas
27deMaiode2022ás10:59

O cenário mundial de alta nas cotações de milho, e instabilidade no abastecimento, motivou a Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) a buscar um sistema de comercialização eletrônica para pecuaristas com garantia de entrega do grão (utilizado na alimentação dos animais). 

E o resultado é a modalidade “Contrato a Termo”, lançada esta semana. "Esse sistema garante aos pecuaristas, que são os maiores prejudicados com a volatilidade no mercado de milho, o abastecimento regular no futuro, mesmo nos períodos de entressafra ou de quebra da produção", explica o superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth.

De acordo com Guth, o objetivo da modalidade, que é parte do programa Leilão Para Você, é dar segurança na compra futura de milho, com o apoio operacional e técnico da Companhia.  

"O Contrato a Termo entra como uma alternativa de médio e longo prazo extremamente positiva, sem onerar o Governo nem demandar nova legislação, e com a possibilidade de garantir a segurança tanto dos pecuaristas, em relação ao abastecimento, quanto dos produtores de milho, na comercialização de sua colheita", completa Guth. 

Cenário de incertezas

Para a Conab, a alta das cotações de milho e farelo de soja, agravada mundialmente com o conflito na Ucrânia, aumenta a necessidade de uma gestão de riscos por parte dos produtores e dos criadores (que também precisam garantir o abastecimento da carne).

Na prática, como exemplo, o Brasil vive hoje uma concentração da produção de milho na 2ª safra, com um peso maior no Centro-Oeste, para aumentar volume de produção, mesmo com maior risco climático.

De acordo com a Conab, uma quebra de safra impacta diretamente no abastecimento e preços internos, e a alternativa de importação pode ter um custo muito elevado.  Com isso, a consequência tende a ser maior para os produtores independentes, que ainda enfrentam o risco de desabastecimento, em caso de significativa redução na produção.

E é em situações como essa que o contrato a termo tende a ser aplicado.

Como funciona 

O Contrato a Termo é uma ferramenta que pode ser solicitada em qualquer tempo, por produtores e pecuaristas, diretamente nas unidades da Conab em todo o país. Ela pode ser usada para garantir um preço fixo na compra (com entrega futura) e para assegurar a fixação de preços - de acordo com termos pré-definidos em edital.

Outras vantagens, de acordo com a Conab, e além da garantia de abastecimento, são o baixo custo operacional e a diminuição do risco de negativa na tomada de crédito, ou seja, a credibilidade da Companhia pode favorecer a segurança e transparência nas negociações.

Cargando...