Cereais de inverno "ameaçam" milho na dieta de bovinos para cortes nobres

Trigo, triticale, aveia e cevada podem elevar ganho de peso e a qualidade da carne

|
Cereais de inverno "ameaçam" milho na dieta de bovinos para cortes nobres
17deMaiode2022ás15:23

O uso de cereais de inverno, como o trigo, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de proteína animal. E não são poucas as justificativas. Uma delas é o fato de serem forragens com maior teor de proteína e menor de carboidrato, na comparação com o milho, por exemplo.

Estudos recentes realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuparias (Embrapa) na Região Sul do Brasil comprovam melhora na qualidade da carne de animais alimentados com os cereais de inverno – também são exemplos: triticale, aveia e a cevada.

Outro ponto é que, além dos benefícios na dieta dos ruminantes – com resultados de alteração no sabor e até no aroma da carne de animais como Angus, Canchim e Wagyu -  os cereais são considerados opções mais sustentáveis e rentáveis para produtores, segundo Embrapa.

“Além da genética, o sistema de criação e terminação do animal interfere diretamente nas características da carne. Entre um extremo, de produção somente com pastagens, até o outro extremo, de confinamento total, com alimentação por grãos, há a formação de produtos totalmente diferentes”, explica a pesquisadora Élen Nalério, da Embrapa Pecuária Sul (RS).