Paraná estima aumento de 10% na safra de grãos 2021/2022
Apesar de quebra na safra de soja, produtores têm perspectivas de aumento nas produções de milho e trigo
|O Departamento de Economia Rural (Deral) estima um aumento de 10% na safra de grãos do Paraná em 2021/2022, na comparação com o ano anterior.
O Deral, que integra a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), divulgou na última quinta (dia 27), que a previsão é atingir 36,86 milhões de toneladas de grãos, em uma área de 10,9 milhões de hectares.
Porém, o relatório ainda considerou que parte da produção foi afetada pelo clima e que o número poderia ser ainda maior. A soja, como exemplo, teve seu ciclo concluído com 12 milhões de toneladas, equivalente a uma quebra de 43% em relação à estimativa inicial.
Milho em alta
Por outro lado, os produtores de milho safrinha seguem com boas perspectivas e esperam colher 16 milhões de toneladas. “Essa produção é importante para estabelecer um bom nível de oferta no Brasil, equilibrar os preços e também exportar”, avaliou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
Se confirmado o número, será um aumento de 180% com relação ao ciclo 20/21, bastante prejudicado pelas condições climáticas.