Governo autoriza retomada de financiamentos do Plano Safra 21/22

Liberação, entretanto, é parcial e vale para algumas linhas como Pronaf, ABC, Pronamp e Inovagro

Por |
Governo autoriza retomada de financiamentos do Plano Safra 21/22
13deJunhode2022ás09:40

O Ministério da Economia autorizou na última sexta-feira (10) a retomada parcial da liberação de financiamentos bancários com recursos do Plano Safra 2021/2022. 

As operações estavam suspensas desde fevereiro e, de acordo com estimativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), devem chegar a R$ 15 bilhões em novas contratações, até o dia 30 de junho. 

A decisão, por ora, permite as instituições financeiras que operam com o Plano Safra voltem a oferecer contratações para algumas linhas de financiamento, entre elas a do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) - incluindo investimentos, aquisição de matrizes e reprodutores, aquisição de tratores, colheitadeiras e outros veículos.

Também foram liberadas outras linhas de crédito para o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC); Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp); Plano de Apoio Conjunto Inovagro (para inovações tecnológicas); o Programa de Financiamento à Agricultura Irrigada (Proirriga); e o Moderagro (Financiamento para projetos de modernização e expansão da produtividade nos setores agropecuários). 

Seguem suspensos

Por outro lado, continuam suspensas as contratações das linhas de financiamentos Moderfrota (frotas e tratores), Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCAe Programa de desenvolvimento cooperativo (Prodecoop). 

Vale lembrar que, na última quinta, o Ministério da Economia já havia publicado, em edição extra do Diário Oficial da União, a portaria nº 5.327, que liberou R$ 1,1 bilhão para equalização de juros do Plano Safra vigente (que se encerra no próximo dia 30).

Cargando...