PIB do Agronegócio recua 0,8% nos primeiros três meses de 2022

Redução vale para os setores agrícola e pecuário: cálculos são do Cepea/CNA

Por |
PIB do Agronegócio recua 0,8% nos primeiros três meses de 2022
22deJunhode2022ás14:57

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro recuou 0,8% no primeiro trimestre de 2022, segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), divulgados hoje (dia 22). 

O resultado, de acordo com os pesquisadores do Cepea, é em decorrência da alta dos custos com insumos e aponta queda tanto no setor agrícola (de 0,75%) quando no pecuário (de 0,96%). 

A comparação é com o mesmo período de 2021, ano em que o recorde obtido em 2020 foi renovado, marcando um dos melhores biênios da história.

O Cepea ainda estima que, analisando o desempenho de janeiro a março, e em aliamento com o comportamento do PIB brasileiro, a participação do agronegócio na economia encerre o ano por volta de 26,24% - número um pouco abaixo dos 27,6% registrados em 2021. 

Setor de insumos foi o único em alta no período 

Entre os segmentos do agronegócio, o insumos foi o único com alta no primeiro trimestre, de 9,61%. Pesquisadores do Cepea associam o desempenho as valorizações dos insumos agrícolas, como fertilizantes, defensivos e máquinas.  

Já dentro da porteira, na agricultura, a queda do PIB de 4,22% se deve justamente a elevação dos insumos, especialmente fertilizantes. Para o Cepea, o impacto no setor agrícola só não foi maior porque existe estimativa de crescimento do faturamento até o final do ano, reflexo da expansão esperada para as safras, com destaque as do milho e do café. 

Da mesma forma, o setor espera alta nos preços reais dos produtos agrícolas, sobretudo do café, a madeira, o tomate, a mandioca, a cana-de-açúcar e o algodão.

 

 

Pecuário primário cresceu 1,18%

Já no segmento primário pecuário, o PIB cresceu 1,18% no trimestre – uma vez que já era esperada alta do faturamento anual. Além disso, os custos apresentaram leve queda frente ao primeiro trimestre de 2021. 

Na análise do Cepea/CNA, o congelamento do faturamento pecuário é resultado de desempenhos divergentes das várias atividades que compõe este ramo: enquanto os preços subiram na comparação trimestral para bovinos, aves de corte, ovos e leite, os valores caíram expressivamente para suínos; da mesma forma, apesar do aumento na produção para bovinos e aves, houve redução para leite, ovos e suínos.

 

Agroindustrial e agrosserviços também tiveram redução no PIB

O PIB do setor agroindustrial também teve queda modesta, de 0,43%, registrando menos redução para as agroindústrias de bases agrícola, de apenas 0,1%. Na pecuária foi de  -1,89%.

Por fim, o PIB dos agrosserviços também recuou, fechando o período em 1,51%.

Cargando...