China quer liderança em comércio sustentável e abre oportunidade para o agro brasileiro
País aposta em produtos verdes e inteligentes, fortalece o consumo interno e abre novas frentes para exportações brasileiras alinhadas à agenda ESG
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A China, importante destino de exportações de quase 80 países, entre eles o Brasil, anunciou que pretende se tornar protagonista no comércio mundial de “produtos verdes e inteligentes”, ou seja, aqueles feitos a partir de tecnologia limpa e com soluções sustentáveis, reforçando seu compromisso com um mercado interno robusto e de padrão qualificado de consumo.
De acordo com o ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, o país fará uso de sua imensa população, com mais de 1,4 bilhão de habitantes, para expandir esforços e estimular o consumo de bens duráveis, eletrodomésticos modernos, automóveis e, especialmente, produtos verdes e inteligentes.
Esse movimento faz parte da estratégia desenhada no novo Plano Quinquenal (2026–2030), formulado pelo Comitê Central do Partido Comunista, que prioriza o fortalecimento do consumo interno e a qualificação da demanda no país.
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Produtos verdes e inteligentes incluem uma gama de bens com tecnologia limpa ou menor impacto ambiental, eficiência energética, automação, eletroeletrônicos de última geração, veículos e componentes produzidos com baixa emissão de carbono e alta eficiência.