BC mantém Selic em 15% e indica juros altos por longo período
Decisão foi unânime no Copom e reforça estratégia de cautela diante da desaceleração da economia e do controle gradual da inflação
|
O recuo da inflação e a desaceleração da economia levaram o Banco Central (BC) a manter, mais uma vez, a taxa básica de juros inalterada. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a Selic em 15% ao ano.
A decisão já era amplamente esperada pelo mercado financeiro.
No comunicado divulgado após a reunião, o Copom não deu sinalizações sobre quando poderá iniciar um ciclo de cortes. Assim como no encontro anterior, o comitê reforçou que o cenário permanece marcado por elevada incerteza, exigindo cautela na condução da política monetária.
A estratégia, segundo o BC, é manter os juros em patamar elevado por um período prolongado.
“O comitê avalia que a estratégia em curso, de manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado, é adequada para assegurar a convergência da inflação à meta. O comitê enfatiza que seguirá vigilante, que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que, como usual, não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado”, destacou o comunicado.
✅ CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Esta é a quarta reunião consecutiva em que o Copom mantém a Selic no mesmo nível. A taxa está no maior patamar desde julho de 2006, quando alcançava 15,25% ao ano.
Após ter sido reduzida para 10,5% ao ano em maio do ano passado, a Selic voltou a subir a partir de setembro de 2024. Em junho, chegou aos atuais 15% ao ano, onde permanece desde então.