Preço do algodão cai e setor busca mercado na Ásia

Representantes da Abrapa visitaram os principais importadores do continente

|
Preço do algodão cai e setor busca mercado na Ásia
22deJunhode2022ás16:52

Enquanto o preço do algodão está em queda de pois de máximas históricas no mercado interno, representantes do setor algodoeiro completaram uma viagem de promoção da produção brasileira na Ásia, que recebe 99% das exportações nacionais.

Entre 14 e 21 de junho, o Indicador Cepea, com pagamento 8 dias, recuou 4,82%, fechando a R$ 7,4231/lp na terça-feira (dia 21). Na parcial de junho, a baixa é de 8,76%.

O motivo é que alguns vendedores estão mais flexíveis no spot nacional de algodão em pluma, aceitando as ofertas de preços menores de compradores.

Esses vendedores também estão atentos ao enfraquecimento das cotações externas e ao início da colheita no campo. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), 4,2% do total da área da safra 2021/22 havia sido colhida até o dia 18 de junho.

Mercado asiático

Os produtores brasileiros de algodão que visitaram a Ásia, entre 4 e 15 de junho, retornam ao País com boas perspectivas de ampliar as relações comerciais, uma vez que o continente é o principal destino das exportações da fibra nacional.

Quarto maior produtor e segundo principal exportador da fibra do mundo, o país estima 2,796 milhões de toneladas para a safra 2022/2023, segundo relatório da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa).

Já o continente concentra 99% das vendas externas do Brasil e as projeções do mercado são de aumento da demanda global por algodão.

A missão comercial visitou Indonésia, Tailândia e Bangladesch. Os três países, juntos, representam 21% do total embarcado para a Ásia na safra 2020/21, cerca de 498,5 mil toneladas da fibra. No ciclo atual (de agosto/21 a abril/22), respondem por mais de um quinto de algodão brasileiro.