Conheça os agricultores da melhor grama para futebol do mundo

Irmãos dinamarqueses cultivam a variedade presente nas últimas três Copas do Mundo

Conheça os agricultores da melhor grama para futebol do mundo
27deJunhode2022ás13:34

Final de Copa do Mundo. Pênalti para o Brasil. Neymar corre para bater e escorrega... Argentina campeã. Uma catástrofe como essa poderia ser evitada se o tipo de grama utilizada fosse da espécie Poa Patensis, uma das melhores do mundo para campos de futebol.

Nós encontramos, na Dinamarca, dois agricultores responsáveis por parte da produção das sementes desta planta tão importante para milhões de torcedores do esporte mais amado do mundo, mas também aqueles que praticam ou acompanham o golfe, rugbi ou o turfe.

Os irmãos Johan e Michael Levy são a quarta geração de uma família de produtores e têm cerca de 800 hectares de área na região de Frederícia, no centro do país.

“A agricultura é a atividade de nossa família desde o século XIX. Variamos diversas culturas até chegar nas atuais. A grama especial é cultivada aqui desde 2018”, diz Johan.

Atualmente, produzem cevada, espinafre e a grama Poa Patensis, também chamada de Kentucky bluegrass. As lavouras da gramínea na fazenda dos irmão Levy ocupam cerca de 40 hectares, que produzem 40 toneladas dessas sementes por ano.

Alto valor agregado

A variedade é uma das favoritas para os gramados e esteve presente em todos as Copas do Mundo Fifa, ao menos desde 2010, ou seja, África do Sul, Brasil e Rússia, além de outros campeonatos por todo o mundo.