Suinocultores pedem auxílio do Governo para superar crise

Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados debateu dificuldades do setor nesta terça (dia 5)

|
Crédito: Banco Getty Images.

Crédito: Banco Getty Images.

06deJulhode2022ás16:31

Integrantes da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados estiveram reunidos nesta terça-feira (dia 5) para debater formas de ajudar os suinocultores nacionais a superar as atuais dificuldades. 

O setor enfrenta crise, agravada pelo conflito na Europa, com a alta dos custos de produção, sobretudo dos preços do milho e do farelo de soja. Os itens são utilizados nas rações dos animais. 

O encontro da comissão atendeu ao pedido da deputada Aline Sleutjes (foto), após solicitação dos produtores em conversas com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), da qual Aline é integrante. 

“Com os prejuízos acumulados, muitos produtores têm reduzido o rebanho ou abandonado a atividade, movimento que faz com que haja aumento repentino da oferta de carne suína no mercado, o que impede a elevação dos preços para o mercado final”, disse a deputada. 

Setor pede redução de tarifas

Durante a reunião, os suinocultores lembraram o pedido ao Ministério da Economia para que seja mantida a isenção das alíquotas de contribuição incidentes na importação do milho (PIS/COFINS) até dezembro.