Consórcio une ciência e negócios no Tropical Food Innovation Lab

Givaudan, Bühler, Cargill, Ital e FoodTech Hub Latam anunciam construção de laboratório de excelência para inovação em alimentos

Por |
Tropical Food Innovation Lab terá 1,3 mil m2 em Campinas e será inaugurado no primeiro trimestre de 2023. (foto - assessoria de imprensa)

Tropical Food Innovation Lab terá 1,3 mil m2 em Campinas e será inaugurado no primeiro trimestre de 2023. (foto - assessoria de imprensa)

14deJulhode2022ás09:20

Três líderes globais, Givaudan, Bühler e Cargill, formaram um consórcio em colaboração com o Food Tech Hub LATAM e o Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) para construir um centro de inovação em Campinas, cidade referência em tecnologia no Brasil. 

O Tropical Food Innovation Lab ficará localizado no Ital, em uma área de 1,3 mil m2 totalmente reformada, com previsão de inauguração no primeiro trimestre de 2023. Esse novo hub será o local de excelência na América Latina para desenvolver produtos sustentáveis em alimentos e bebidas, de forma colaborativa.

Startups, empresas, investidores, universidades e instituições de pesquisa terão acesso direto a tecnologias de ponta para prototipagem rápida e conexão ao ecossistema global de tecnologia de alimentos e bebidas, o que promete acelerar a inovação no setor.

A última geração de sistemas de extrusão úmida e seca para proteínas à base de plantas, bem como as unidades de processamento de bebidas, adicionarão recursos complementares às instalações já existentes no Ital.

Quando concluído, o espaço contará com novos laboratórios de aplicação e uma cozinha experimental de última geração, onde consumidores, cientistas de alimentos, nutricionistas, chefs, mixologistas, profissionais de marketing, entre outros, trabalharão juntos para criar novos produtos sustentáveis.

O mundo enfrenta grandes desafios com as mudanças climáticas, isso combinado com uma população que deverá ultrapassar 9,5 bilhões de pessoas até 2050.

Nesse contexto, é essencial que a indústria de alimentos tome ações positivas e trabalhe para um sistema alimentar regenerativo e equitativo, que forneça alimentos saudáveis, seguros e nutritivos para todos.

O Brasil possui a mais rica biodiversidade vegetal do planeta, distribuída em seis grandes biomas e é um dos principais produtores mundiais de alimentos.

No entanto, existe ainda um imenso potencial para novos alimentos saudáveis e sustentáveis, assim como a redução do desperdício alimentar, contribuindo para a transformação dos sistemas alimentares.

O Ital, prestes a completar quase 60 anos de história no Brasil, tornou-se referência de mercado na realização de pesquisa e desenvolvimento, bem como no suporte tecnológico e de inovação.

Confira os depoimentos: 

“Compartilhar nossas instalações ajudará a realizar atividades conjuntas de PD&I com o objetivo de estabelecer ferramentas para a criação de um ecossistema alimentar de inovação, bem como transferir tecnologia para o setor de produção de alimentos para estimular o desenvolvimento socioeconômico”, destaca Gisele Camargo, diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Ital, um dos órgãos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Eduard Fontcuberta, Head Regional de Inovação da Givaudan, diz: “O Tropical Food Innovation Lab traz um grupo diversificado e complementar de parceiros estratégicos que trabalham em colaboração, investigando tendências de mercado, compartilhando ideias e conceitos sobre nutrição, para desenhar e materializar a próxima geração de alimentos sustentáveis e de qualidade superior, junto com os nossos clientes. Na Givaudan, somos desafiados continuamente a criar experiências alimentares deliciosas e nutritivas. Com um amplo portfólio de aromas, sabores e soluções nutricionais e funcionais, além de um profundo conhecimento do ecossistema alimentar, estamos posicionados de forma única para impulsionar mudanças positivas na indústria de alimentos”.

“Essa grande cooperação em torno da inovação vai acelerar não só a criação de novos produtos e categorias de alimentos, mas também novas empresas, que florescerão com o uso sustentável da biodiversidade brasileira”, afirma Paulo Silveira, fundador da FTH Latam.

“Este novo laboratório de inovação é uma grande conquista para a Bühler e acreditamos que irá alavancar significativamente o desenvolvimento da indústria de alimentos para a América do Sul, especialmente para o Brasil. Como fornecedor líder em tecnologia de processos e soluções, com mais de 160 anos, e forte foco em inovação, acreditamos que podemos contribuir com o nosso conhecimento para criar um impacto real. Esse ambiente colaborativo e inovador possibilita apoiar nossos clientes a serem bem-sucedidos em um mercado dinâmico, através do desenvolvimento de novos produtos” – Damien Chapelier, Head da Bühler América do Sul.

“A Cargill está trabalhando para nutrir o mundo. Estamos reunindo pessoas, ideias e recursos para fornecer produtos, tecnologia e formas de operação que constroem negócios e comunidades de sucesso, com nossos clientes no centro dessa abordagem. O Tropical Food Innovation Lab representa um grande exemplo desse compromisso na América Latina, onde uniremos nossas forças com parceiros importantes em um ambiente único de cocriação e colaboração para acelerar inovações sustentáveis que importam para a cadeia de valor agroalimentar regional e, além disso, para apoiar a estratégia e as demandas de nossos clientes”, afirma Carlos Prax, Líder Regional de P&D da Cargill.

Cargando...