Consórcio une ciência e negócios no Tropical Food Innovation Lab

Givaudan, Bühler, Cargill, Ital e FoodTech Hub Latam anunciam construção de laboratório de excelência para inovação em alimentos

|
Tropical Food Innovation Lab terá 1,3 mil m2 em Campinas e será inaugurado no primeiro trimestre de 2023. (foto - assessoria de imprensa)

Tropical Food Innovation Lab terá 1,3 mil m2 em Campinas e será inaugurado no primeiro trimestre de 2023. (foto - assessoria de imprensa)

14deJulhode2022ás09:20

Três líderes globais, Givaudan, Bühler e Cargill, formaram um consórcio em colaboração com o Food Tech Hub LATAM e o Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) para construir um centro de inovação em Campinas, cidade referência em tecnologia no Brasil. 

O Tropical Food Innovation Lab ficará localizado no Ital, em uma área de 1,3 mil m2 totalmente reformada, com previsão de inauguração no primeiro trimestre de 2023. Esse novo hub será o local de excelência na América Latina para desenvolver produtos sustentáveis em alimentos e bebidas, de forma colaborativa.

Startups, empresas, investidores, universidades e instituições de pesquisa terão acesso direto a tecnologias de ponta para prototipagem rápida e conexão ao ecossistema global de tecnologia de alimentos e bebidas, o que promete acelerar a inovação no setor.

A última geração de sistemas de extrusão úmida e seca para proteínas à base de plantas, bem como as unidades de processamento de bebidas, adicionarão recursos complementares às instalações já existentes no Ital.

Quando concluído, o espaço contará com novos laboratórios de aplicação e uma cozinha experimental de última geração, onde consumidores, cientistas de alimentos, nutricionistas, chefs, mixologistas, profissionais de marketing, entre outros, trabalharão juntos para criar novos produtos sustentáveis.