Agricultores argentinos exigem “mudança de rumo”

Manifestações foram registradas em ao menos nove províncias do país vizinho

|
Paralisação de agricultores na Argentina (foto - Agofy News Argentina)

Paralisação de agricultores na Argentina (foto - Agofy News Argentina)

14deJulhode2022ás17:48

A paralisação de agricultores na Argentina dá voz a um sentimento em comum em todo o país. As reivindicações começaram por meio de uma “Mesa de Enlace” na região de Gualeguaychú, Entre Ríos, encontraram eco nas associações do setor e também na sociedade civil.

Segundo o editor-chefe do Agrofy News na Argentina, Nico Degano, não faltam motivos, seja para os produtores rurais ou para a sociedade em geral. Entre eles, o aumento da pobreza, a incerteza política e econômica e a perda do poder de compra, para citar alguns exemplos.  

“Há coincidência de graves problemas que afetam agricultores e pecuaristas de todo o país, como falta ou sobrepreço de combustíveis, inflação crescente, mudanças nas regras do jogo, falta de financiamento, políticas para garantir previsibilidade e outras”, iniciou.

Assim, líderes nacionais da Sociedade Rural, CRA, Coninagro e a Federação Agrária da Argentina dirigiram-se aos produtores e realizaram uma paralisação de 24 horas ontem.

O vice-presidente da Coninagro, Elbio Laucirica, sustentou que o problema é muito mais do que econômico, é um problema político. “Precisamos deles para nos dar previsibilidade para poder produzir”, acrescentou.