Empresa australiana procura cliente para maior plantadeira do mundo

Implemento pode ser configurado com 92 metros e 273 linhas

Por |
Segredo está nas peças “lego” que podem construir os 92 metros em 1h30. (foto – Multi Farming Systems)

Segredo está nas peças “lego” que podem construir os 92 metros em 1h30. (foto – Multi Farming Systems)

18deJulhode2022ás10:42

A empresa australiana Multi Farming Systems procura, há quase dois anos, um agricultor interessado em comprar a maior plantadeira do mundo, com 92 metros e 273 linhas.

A fabricante, que inclusive já detém o atual recorde para este tipo de implemento com 65 metros, anunciou estar pronta para entregar o maquinário com estas dimensões em 2020, mas não há notícia de um cliente até hoje.

Kris Trevilyan, CEO da companhia, acredita que os agricultores de hoje estão procurando uma nova onda de tecnologia para atender a várias práticas agrícolas em todas as condições.

Segundo ela, cada vez mais opções estão disponíveis no seu famoso implemento Multiplanter, que está disponível em quase todas as configurações.

Na prática, o equipamento funciona como um lego e permite a montagem na articulação da asa dobrável até o reboque final para a máquina ficar mais larga.

Os agricultores, ainda, podem adicionar linhas à medida que suas operações expandem.

A maior estrutura da Multiplanter já vendida até o momento tem 65 metros. Mas a companhia está pronta para entregar uma versão de 92 metros e 273 linhas, segundo ela informou em entrevista à imprensa.

Tratores mais potentes

A nova geração de tratores mais potentes poderia puxar estes implementos gigantes com a velocidade e a profundidade necessárias. “Isso significa que mais hectares podem ser cobertos na velocidade ideal e com precisão. O problema de ir mais rápido é jogar mais solo para fora dos sulcos do que o ideal”, disse.

A Multiplanter se tornou popular ao longo dos anos pelo tamanho e por plantar uma variedade de safras com espaçamentos de linhas diferentes segundo a necessidade de irrigação ou cultivo.

“Agricultores querem a colocação de sementes de precisão e controle de profundidade. Conseguimos isso com os discos de ação dupla ou simples e aplicadores de sementes, além de GPS no trator e compatibilidade com softwares de diversas empresas”, contou.

No terreno ondulado, a plantadeira acompanha o relevo por meio do controle mecânico e digital do implemento, que se comunica com a direção do trator, garantindo em linhas precisas.

Diferentes velocidades podem ser alcançadas com a Multiplanter, dependendo das condições e requisitos. O normal varia entre 8 km por hora e 12km por hora, podendo chegar a 15 ou 18 km.

“Tem sido interessante nos últimos anos, com os tratores cada vez mais potentes e as engrenagens pneumáticas cada vez maiores e mais pesadas. Encontramos uma qualidade adequada de aço, com a combinação certa de flexibilidade e resistência”, acrescentou.

A Multiplanter é construída na fábrica da Multi Farming Systems próxima à cidade de Banana, Queensland, na Austrália, e já foi exportada para agricultores em Papua Nova Guiné, Estados Unidos e África.

“Essa é a parte realmente divertida do meu trabalho, nosso maquinário é muito parecido com um conjunto de Lego. Posso especificar a maioria das máquinas para serem construídos em cerca de 1h30 horas na fábrica”, explica.

Cargando...