AgroHub: Mapa vai acelerar a inovação no agro

Iniciativa visa apoiar ecossistemas e ambientes de inovação no Brasil

Por |
Brasil tem atualmente cerca de 1.500 startups ligadas às atividades do agro. (Foto: Mapa)

Brasil tem atualmente cerca de 1.500 startups ligadas às atividades do agro. (Foto: Mapa)

28deJulhode2022ás09:45

Apoiar os ecossistemas e ambientes de inovação do agro brasileiro conectando campo e tecnologia. Essa é a missão do Programa AgroHub Brasil do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cuja Portaria nº 461, publicada nesta quinta-feira (dia 27), define detalhes. Ele entrará em vigor em setembro. 

O incentivo e a promoção de criação e amadurecimento de startups está entre as ações prioritárias, bem como o desenvolvendo de iniciativas de inovação para a agropecuária, nacional e internacionalmente.

De acordo com a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Mapa,  que irá coordenar o programa, AgroHub ajudará a dar “institucionalidade a processos fundamentais ao desenvolvimento de tecnologia de ponta para o agro brasileiro”.

O programa também busca inserir o produtor rural em ambientes de inovação para a agropecuária, buscando aproximá-lo dos desenvolvedores de tecnologias e possibilitando acesso e adoção de novas soluções para melhoria da qualidade dos processos e produtos,  redução de custos e a ampliação de receitas no agronegócio. 

Parcerias são a “chave”

O AgroHub será promovido pela secretaria por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, com a possibilidade de transferência de recursos, na forma da lei.

As instituições de pesquisa, universidades, produtores rurais, empresas privadas, startups e investidores, sejam públicos ou privados, poderão realizar projetos, desenvolver estudos, organizar eventos e promover ações em prol de ecossistemas e redes de inovação, sob orientação da secretaria.

Além disso, o programa concentrará suas ações em um portal na internet para mobilizar todo o ecossistema de inovação do agro.

Segundo o Mapa, o Brasil tem mais de 1.500 startups ligadas às atividades do agro e mais de 50 ambientes de inovação distribuídos por todo país, especialmente em regiões de vocação agropecuária.

Cargando...